Cadastro de produtos

Neste tutorial, vamos falar sobre como cadastrar produtos em sua loja virtual na iSET!

1- Para cadastrar produtos na sua loja, acesse a página inicial do seu painel de controle, após isso clique em Cadastros >> Produtos >> Gerenciar Produtos.

2- Na página Gerenciar produtos, você terá as seguintes opções:

Seleção

  • Registros selecionados: todos os produtos têm a opção “Marcar” que permite que você realize em massa as ações ao lado.

  • Remover registros: use para excluir os produtos que foram marcados.

  • Linkar registros: use para incluir em massa produtos nas categorias e/ou subcategorias.

  • Mover registros: use para mover os produtos em outras categorias e/ou subcategorias.

  • Editar registros: use para editar os produtos selecionados na ferramenta de alteração em massa.

  • Cadastrar promoção: use para promoção utilizando os produtos selecionados.

Modo de lista

Este é um recurso visual que será utilizado na exibição dos produtos: lista ou abas.

Categorias exibidas na lateral direita da listagem de produtos

1- Através desta área você poderá filtrar os produtos de uma categoria e/ou subcategoria.

Ao lado de cada categoria tem um sinal de menos e mais, para que você possa abrir e fechar a listagem das categorias para visualizar.

Passando com o mouse em cima das categorias você verá a opção de filtrar apenas os produtos da categoria e/ou subcategoria.

Barra de busca

1- Você pode buscar facilmente produtos através desse recurso.

Resumo do produto

Na listagem dos produtos você verá um resumo do produto cadastrado, com algumas ações informações. São elas:

  • Ícone de lápis: use essa opção para editar o produto.

  • Ícone lixeira: use essa opção para excluir o produto.

  • Ícone pasta de linkagem: use essa opção para linkar o produto em uma categoria e/ou subcategoria.

  • Lupa: use essa opção para abrir a página do produto no catálogo da loja virtual.

  • Ícone caixas: use essa opção para duplicar o produto.

  • Marcar: essa opção serve para marcar o produto para executar uma das ações da “Registros selecionados”, explicado anteriormente.

  • Código #: este é o código do cadastro do produto. Você pode encontrar produtos usando este código.

  • Destaques: ficará com check verde se o produto estiver marcado como destaque.

  • Frete grátis: ficará com check verde se o produto tiver frete grátis.

  • Estoque: exibe a quantidade em estoque do produto.

  • Preço: exibe o valor definido para o produto.

  • Status: o círculo em verde significa que o produto está ativo, e o círculo em vermelho significa que o produto está desativado.

Cadastrando um novo produto

1- Na página Gerenciar Produtos, clique em +Novo Produto no canto superior da barra de opções da página.

2- Na página Novo produto, você terá várias abas para preencher com informações do seu produto. Serão elas:

  • Detalhes;

  • Descrição;

  • Images/Videos;

  • Entrega/Pagamento;

  • Relacionados;

  • Estoque;

  • Atributos;

  • Campos adicionais;

  • Regras;

  • Outros detalhes.

Informações principais

1- Status do produto: o status do produto é responsável por ativar ou desativar o item em sua loja virtual, basta marcar esta opção para ativar seu produto.

2- Tipo de produto: neste ícone é possível escolher qual o tipo do seu produto, se é um produto físico, combo/kit, download ou digital.

  • Clique aqui para acessar o tutorial de como cadastrar um produto do tipo Combo/kit;

  • Clique aqui para acessar o tutorial de como cadastrar um produto do tipo Digital/Download.

Conforme o Tipo de produto que for selecionado, as abas de atributos, estoque e campos adicionais serão substituídas pela opção referente a cada Tipo de produto.

3- Nome do produto: nesse campo é possível preencher com o nome do produto.

Códigos

1- Código (SKU): você pode definir um número de referência para controle interno.

Categoria(s) Relacionada(s)

1- Categoria/Fabricante/Modelo: com as categorias criadas (primeira lição deste curso) você irá selecionar em qual categoria / subcategoria o produto será exibido.

Para selecionar a categoria basta assinalar a caixa de seleção. Lembre-se que a organização dos produtos nas categorias irá facilitar a navegação do seu cliente.

Clique aqui para acessar nosso tutorial sobre Como Cadastrar categorias.

Fabricante/Modelo

1- Fabricante/Fornecedor: defina aqui o seu fornecedor do produto em questão.

2- Modelo / Marca: defina aqui o modelo do produto em questão.

Preços

1- Preço de venda: defina aqui o valor do produto. Caso não defina um preço para o produto, será exibido no mesmo a opção Consulte-nos.

2- Preço de custo: defina aqui o valor de custo do produto.

3- Permitir que o cliente compre esse produto: marque essa opção para permitir que o cliente compre o produto.

Caso não seja permitido, o sistema irá redirecionar o cliente ao formulário de fale conosco da loja.

Marcações

1- Produto em destaque: marcando qualquer produto como destaque, o catálogo irá filtrar somente produtos que estiverem marcados para destaque.

2- Produto em lançamento: marcando qualquer produto como lançamento, o catálogo irá filtrar somente produtos que estiverem marcados para lançamento.

3- Produto em super oferta: marcando qualquer produto como super oferta, o catálogo irá filtrar somente produtos que estiverem marcados para super oferta.

4- Produto em exclusivo: marcando qualquer produto como exclusivo, o catálogo irá filtrar somente produtos que estiverem marcados para exclusivo.

Grupo de exibição

1- Grupo de exibição: esta opção fará com com que o produto seja visível apenas para clientes que estiverem relacionados ao grupo definido (deixe em branco para visualização em todos os grupos).

Descrição

1- Agora vamos para a aba Descrição.

Breve Resumo

1- Primeiro você irá preencher o campo Breve Resumo. É importante preencher este campo, pois estas informações serão utilizadas em algumas áreas do sistema.

Descrição completa

1- Abaixo, você deve inserir a Descrição completa do produto. A descrição pode ser feita em HTML, Lista ou Abas.

Descrição completa em texto simples

1- Logo em seguida, também temos a opção de fazer uma Descrição completa em texto simples.

Atenção: esta descrição também será utilizada para o seu produto nos Marketplaces.

Imagens/Vídeos

Na aba Imagens/Vídeos você irá determinar as imagens do produto.

1- Para inserir a imagem, basta soltar o arquivo da imagem no campo indicado ou clicar para enviar o arquivo.

O mesmo poderá ser feito com o vídeo. Lembre-se que você deverá inserir ao menos uma imagem para ser utilizada como imagem principal para cadastrar um novo produto.

É recomendado que as dimensões das imagens estejam proporcionalmente 3 vezes maiores para que a qualidade seja mantida.

Caso o arquivo fique muito pesado, é possível utilizar um compressor de imagens online.

  • Para comprimir imagens em PNG, clique aqui!

  • Para comprimir imagens em JPEG, clique aqui!

Entrega/Pagamento

1- Na aba Entrega/Pagamento, primeiro você irá preencher as informações de Peso e Dimensões dos produtos.

Essas informações serão utilizadas no cálculo do frete do produto, portanto, é importante que os campos sejam preenchidos.

Peso e Dimensões

1- Peso: este valor deve ser separado por vírgula. Para definir valores em gramas, utilize o formato: 0,300 por exemplo.

2- Dimensões [largura, altura, comprimento]: o preenchimento destes campos é de sua total responsabilidade, valores informados de forma inválida podem afetar o cálculo de frete deste produto.

Disponibilidade

1- Tempo de manuseio: o número de dias definido neste campo será somado ao prazo de entrega da modalidade de envio consultada. Se o pedido tiver vários produtos, será exibido o maior prazo calculado.

2- Disponível em: você poderá preencher com a data em que o produto estará disponível.

3- Texto para disponibilidade: aqui você irá inserir um texto sobre a disponibilidade do produto, por exemplo, se você fabrica quadros por demanda, irá informar que leva de 15 a 20 dias para que o quadro fique pronto antes de ser enviado.

4- Entrega imediata: marque sim para definir que o produto pode ser enviado imediatamente.

5- Frete grátis: marque sim para oferecer frete grátis neste produto.

Essa opção habilita o frete grátis para o produto independente das regras de região do módulo de frete grátis.

Formas de envio não aceitas

1- Nesta parte, basta assinalar a caixa de seleção para definir quais módulos de entrega não serão aceitos na compra desse produto e logo, não serão exibidos no cálculo do frete do produto.

Formas de Pagamento não aceitas

1- Faça o mesmo da opção anterior, os campos de pagamento marcadas aqui não serão exibidas na compra do produto.

Relacionados

1-Na seção Relacionados, é possível mostrar ao consumidor outros produtos relacionados ao item que ele está visualizando, incentivando-o a adquirir um produto que inicialmente não estava em seus planos.

Por exemplo, ao comprar um par de tênis, podem ser apresentadas opções de meias e outros acessórios relacionados.

Você tem a opção de deixar o sistema procurar e manter os produtos relacionados automaticamente ou desmarcar essa opção e realizar o relacionamento manualmente.

Produtos relacionados fixos

1- Para escolher os produtos que serão relacionados clique em Adicionar Produtos.

2- Selecione os produtos desejados e clique em Definir produto(s) selecionado(s).

Produtos relacionados por categoria

1- Você também pode vincular categorias! Além de selecionar produtos específicos, é possível combinar isso com produtos de uma ou mais categorias.

Basta marcar as caixas de seleção ou clicar nos nomes das categorias para que os produtos correspondentes sejam exibidos de maneira aleatória neste produto.

Estoque

1- Nesta aba você define as configurações do estoque do produto.

Gerenciar Estoque

Ao gerenciar o estoque, você será notificado se este produto estiver com o nível de estoque baixo. Neste campo, você encontrará as seguintes opções de estoque:

  • Não monitorar estoque deste produto;

  • Monitorar estoque deste produto;

  • Monitorar estoque pelos atributos do produto.

Estoque

1- Quantidade em estoque: insira a quantidade de produtos que você tem em estoque.

2- Quantidade mínima de compra: define a quantidade mínima que o cliente deve comprar este produto.

3- Quantidade máxima de compra: define a quantidade máxima que o cliente pode comprar este produto.

4- Quantidade crítica de estoque: aqui é possível definir uma quantidade crítica para o estoque.

Quando o estoque chegar ao valor definido neste campo, uma notificação será enviada para você. Utilize 0 para desabilitar a opção.

Atributos

1- Na aba Atributos existem duas opções.

  • Não terá nenhuma variação - marque essa opção caso o produto não tenha nenhuma variação.

  • Utilizará um grupo de atributos já criado - caso esse seja o caso.

Basta selecionar o grupo desejado clicando no local indicado.

2- Marcando a opção Grupo é possível selecionar o grupo de produtos que você deseja.

Clique aqui e acesse nosso tutorial sobre como criar um Grupo de atributos.

3- Em Permitir compra por, essa opção permite a escolha da forma como os atributos/variações do produto podem ser comprados.

3.1- Opções Individuais: permite escolher 1 ou mais itens para compra individualmente, será possível selecionar as opções desejadas em cada grupo de atributos e adicionar ao carrinho individualmente;

3.2- Grupo de Opções: permite escolher 1 opção em cada grupo para compra individualmente, ou seja, cada opção selecionada no grupo será adicionado ao carrinho separadamente;

3.3- Combinação múltipla: opção utilizada atualmente, permite a seleção da combinação de múltiplos atributos para então adicionar ao carrinho;

3.4- Combinação simples (padrão): opção tradicional utilizado atualmente, permite a seleção da combinação de atributos para então adicionar ao carrinho.

Campos adicionais

Agora vamos para a aba Campos adicionais.

Campos adicionais/configurações

Permitem que você especifique um ou mais campos que podem ser preenchidos quando o cliente está adicionando este produto em seu carrinho de compras.

1- Campo #1

  • Texto Curto;

  • Texto Grande;

  • Caixa de seleção;

  • Data.

2- No campo Nome insira o nome e marque a caixa de seleção Requerido caso a opção de escolha seja obrigatória para o cliente.

3- Em Operação você pode definir o campo (+) Somar para adicionar ou (-) Subtrair para subtrair um valor do produto.

4- Em Valor operação escolha o valor que será somado ou subtraído conforme sua configuração de operação.

5- Também é possível criar mais opções de campos adicionais clicando no botão + , além disso também é possível excluir estas opções clicando no símbolo de - .

Regras

1- Em seguida temos a aba Regras. As regras de desconto permitem que você especifique um desconto para este produto de acordo com a quantidade comprada.

Regras de compra baseada em quantidade

2- Regra #1: No campo Comprando entre __ e __ itens irá você deve escolher o número de pedidos mínimos necessários para participar do desconto.

3- No próximo campo é possível escolher o modelo de desconto que o cliente irá receber.

4- No campo a seguir é possível definir o valor em reais ou porcentagem para cada item.

5- Além disso, no botão + é possível criar outras regras de desconto.

Outros detalhes

Logo após temos a aba Outros detalhes, nesta página você irá encontrar configurações adicionais do produto.

Embalagem de presente

1-Ativando essa opção Permitir embalagem para presente é possível que o cliente escolha que o produto seja embalado para presente.

Também existe a opção de Cartão de presente e Acrescentar + R$ ao valor do pedido.

Envio de arquivo

1- No campo Envio de arquivo, você poderá ativar esta opção caso o envio de arquivo seja necessário quando o cliente efetuar a compra deste produto.

Atenção: caso o campo Envio de arquivo não esteja disponível em seu painel, clique aqui e acesse o nosso tutorial para saber como ativar esta opção em sua loja virtual de forma rápida e fácil!

Características / Especificações

1- Em Características / Especificações, coloque informações adicionais do produto que poderão ser registradas para pesquisa ou melhores esclarecimentos do mesmo (Ex. segmento, autor, etc..).

As informações serão exibidas na página de informação do mesmo e também utilizadas nas pesquisas/filtros de produtos em sua loja.

Nesta página é possível escolher as opções de Grupo, Valor, Definir status de exibição e Imprimir.

Otimização para buscadores (SEO)

1- Em Otimização para buscadores (SEO), você deve preencher corretamente os seguintes campos:

  1. Título da página (title);

  2. Palavras Meta;

  3. Descrição Meta;

  4. URL do produto.

Lembrando que: é de extrema importância que seja preenchido para ajudar buscadores a indexar o produto.

Template de exibição

1- No campo Template de exibição é possível escolher qual será o template de exibição aplicado.

Ao finalizar todas as configurações, basta clicar no botão Inserir.

Quando você clicar em Inserir, uma caixa de diálogo irá se abrir perguntando se deseja criar outro produto a partir das informações deste e você poderá continuar cadastrando seus produtos de forma otimizada.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco via chat online!

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