Atualizando a integração da Shopee

Aviso importante

Foi visando melhorar a experiência do consumidor que estamos atualizando a integração Shopee para uma nova versão.

Desde o dia 04/04/2022 (segunda-feira), foi disponibilizada a versão 2 da integração com o Marketplace da Shopee.

No tutorial a seguir você vai aprender sobre como integrar sua loja virtual com o marketplace da Shopee, e mapear suas categorias e produtos.

O que é Shopee?

Com mais de 200 milhões de aplicativos baixados, a plataforma de e-commerce número 1 do Sudeste Asiático está finalmente aqui no Brasil.

Ao optar por fazer suas vendas online na Shopee Brasil, você terá diversas vantagens para o seu negócio:

  • Praticidade: tudo o que você precisa para começar a vender e acompanhar seus resultados é um celular e internet, podendo criar novos anúncios e monitorar suas vendas de qualquer lugar;

  • Visibilidade: participe das campanhas da Shopee e ganhe muitas visitas na sua loja. As pessoas poderão te encontrar ao navegar por nossas páginas principais e as suas vendas aumentarão;

  • Suporte de vendas: você acompanha todos os dados de venda e rastreamento de entrega pela Central do Vendedor, além de contar com um Gerente de Contas para te ajudar quando necessário.

Para saber mais sobre a Shopee, clique

aqui

Pré-requisitos necessários para a integração

Para integrar com a Shopee, primeiro é necessário ter um cadastro.

Para isso, siga os passos abaixo:

1- Instale o app da Shopee Brasil.

2-

Crie o seu login.

3- Use esse mesmo login para acessar a

Central do Vendedor.

4- Clique em Começar Cadastro.

5- Escolha entre as opções CPF ou CNPJ.

6- Preencha todos os dados corretamente.

7- Por fim, retorne para Minha Conta >>

Perfil, atualize o Nome de Usuário (tem que ser o mesmo Nome da Loja, tudo junto, sem maiúsculas ou caracteres especiais) e o Nome (se for CPF, o nome completo, CNPJ, a Razão Social novamente).

Prontinho, cadastro criado!

A partir daí, você entra no Perfil da Loja para editar suas informações principais: nome da loja, imagens ou vídeos e descrição. Depois disso, você poderá começar a criar seus anúncios! Caso tenha dúvidas, você pode tirá-las

aqui.

Como integrar com a Shopee

Após realizar o seu cadastro na Shopee, siga os passos abaixo para realizar a integração com seu marketplace:

1- Acesse o Painel Administrativo da sua loja virtual na iSET.

2- Clique em Marketplace >> Hubs.

3- Clique em Novo Hub.

4- Em Tipo de Integrador, selecione a Shopee, para poder prosseguir com a integração da mesma.

5- Escolha o Nome, esse nome é apenas para identificação interna, não influenciando em nada em sua integração.

6- Em seguida, em Autenticação via APP, clique em AUTORIZAR O APLICATIVO NO SHOPEE.

7- Preencha o campo Nome da Loja.

8- Após configurar, clique em Inserir.

Pronto, sua integração com a Shopee estará concluída.

Mapeamento de categorias na Shopee

1- Acesse a opção Marketplaces >> Hubs. Em seguida clique na opção Mapeamento de categorias.

2- Na página seguinte é preciso selecionar as categorias desejadas.

3- Neste passo você irá relacionar as categorias da sua loja virtual, com as categorias já criadas pelo marketplace. Após escolher as que você deseja relacionar, clique em Relacionar categorias.

4- Este processo irá sincronizar as categorias da sua loja com o marketplace. Na página Relacionar mapeamento de categorias? Clique no botão Sim.

5- Tudo certo, agora basta passar o mouse sobre a nuvem laranja localizada no canto superior direito da tela, em seguida clique no botão Aplicar agora.

6- Prontinho, na página Cache atualizado basta clicar no botão OK.

7- Pronto, para conferir se o seu mapeamento de categorias deu certo, basta abrir novamente a aba Marketplace >> Hubs >> Mapeamento de categorias.

8- Em seguida verifique o status das categorias.

Criando catálogo de produtos na Shopee

Para criar um catálogo de produtos na Shopee você deve seguir os seguintes passos:

1- Acesse o painel administrativo da sua loja virtual e clique nas opções Marketplace >> Catálogos.

2- Na página Catálogos clique no botão Novo catálogo.

3- Na página Novo catálogo você deve clicar na opção HUB Integrador e selecionar a Shopee.

4- Na aba Descrição (título),

é preciso preencher com o Título do seu catálogo.

5- Em seguida precisamos preencher com o tipo de catálogo, nesta opção nós temos duas alternativas: sincronizado ou fixo.

Sincronizado: os produtos serão automaticamente atualizados no HUB, seja quando ter um novo pedido relacionado, alterações manuais individuais ou em massa;

Fixo: permite definir valores diferenciados de preço, estoque, etc. Neste caso a sincronização deverá ser sempre manual.

6- Na opção Proteger estoque via: limite crítico, fixo ou desativo.

Limite crítico: será considerado o limite crítico definido para cada produto como proteção de estoque. Sendo sincronizado o estoque do produto menos o estoque crítico.

Fixo: permite definir um valor fixo de proteção do estoque para todos os produtos. Sendo sincronizado o estoque de cada produto menos o valor definido.

Neste campo, basta escolher a opção desejada.

7- Na opção Regra de preço é possível selecionar a regra de preço que será aplicada sobre seu novo catálogo.

  • Preço igual da loja;

  • Acréscimo em % ou R$;

  • Desconto em % ou R$;

Portanto, basta selecionar a opção desejada.

8- Na opção Tempo de manuseio adicional, você pode definir um tempo maior de manuseio dos produtos a serem sincronizados.

9- Em seguida clique em Adicionar produto(s).

10- Na página Selecione produtos desejados, escolha os produtos que você deseja adicionar ao catálogo. Em seguida clique em Definir produto(s) selecionado(s).

11- Em seguida clique no botão de Inserir.

12- Após inserir seus itens você será redirecionado para a página Catálogos, nela é preciso selecionar o botão de Sincronização para sincronizar seus produtos.

13- Na página Sincronizar produtos, basta clicar no botão Sincronizar Produtos.

14- Seu catálogo foi criado e seus produtos foram adicionados. Agora basta passar o mouse sobre a nuvem laranja no canto superior direito da tela e clicar em Aplicar agora para aplicar o cache em sua loja virtual.

15- Prontinho, agora que seu cache foi atualizado, basta clicar em OK.

Mapeamento de produtos na Shopee

Caso você já tenha produtos cadastrados na Shopee, é preciso realizar o mapeamento deles

1- Para relacionar os produtos do marketplace com os da sua loja virtual, é preciso acessar a opção Marketplaces >> Hubs. Em seguida clique na opção Mapeamento de produtos.

2- Na página Relacionar produtos é preciso selecionar os produtos do marketplace que serão relacionados.

3- Em seguida selecione o item da loja que será relacionado.

4- Após isso, clique no botão com o símbolo de+” verde.

5- Pronto, seu produto foi relacionado, ele será enviado para a parte inferior da tela, agora você deve clicar no botão Relacionar produtos e criar catálogo.

6- Na página realizar mapeamento de produtos você deve clicar na opção Sim.

7- Em seguida basta preencher com o nome da sua empresa e clicar em Ok.

8- Agora vamos aplicar o cache, para isso passe o mouse sobre a nuvem laranja no canto superior direito da tela e clique em Aplicar agora.

9- O seu cache foi atualizado com sucesso, clique em Ok na tela de sucesso.

Importante

Preenchendo a descrição

Caso o produto selecionado não esteja com a descrição completa, será exibido o seguinte erro:

Para corrigir este erro, basta seguir o seguinte passo a passo:

1- Para adicionar seus produtos ao catálogo é necessário preencher a descrição do produto de forma completa. Para adicionar a descrição do seu produto é preciso clicar em Cadastros >> Produtos >> Administrar produtos.

2- Em seguida clique em Editar produto.

3- Na página Editar produto você deve escolher a aba Descrição.

4- No campo Descrição completa você deve escrever uma descrição sobre o produto selecionado, logo em seguida, basta clicar em Atualizar.

5- Pronto, o seu produto está com a descrição correta.

Nome da imagem

Caso sua imagem contenha _ no nome, o seguinte erro será exibido:

Para corrigir este erro, basta realizar o seguinte procedimento:

1- Quando você for salvar as imagens de seus produtos, evite usar o carácter _ .

Informações adicionais importantes

As mudanças de status de pedido não são sincronizadas na integração da Shopee com a iSET. Por isso, quando um novo pedido é feito na Shopee, você deve fazer as atualizações dos status do pedido manualmente no marketplace.

Recomendação para agências

Para as agência White Label, recomenda-se que a própria agência faça a integração iSET com a Shopee, pois o App de instalação da integração da Shopee não é White Label.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco via chat online!