Atualizando a integração da Shopee
Aviso importante
Foi visando melhorar a experiência do consumidor que estamos atualizando a integração Shopee para uma nova versão.
Desde o dia 04/04/2022 (segunda-feira), foi disponibilizada a versão 2 da integração com o Marketplace da Shopee.
No tutorial a seguir você vai aprender sobre como integrar sua loja virtual com o marketplace da Shopee, e mapear suas categorias e produtos.
O que é Shopee?
Com mais de 200 milhões de aplicativos baixados, a plataforma de e-commerce número 1 do Sudeste Asiático está finalmente aqui no Brasil.
Ao optar por fazer suas vendas online na Shopee Brasil, você terá diversas vantagens para o seu negócio:
Praticidade: tudo o que você precisa para começar a vender e acompanhar seus resultados é um celular e internet, podendo criar novos anúncios e monitorar suas vendas de qualquer lugar;
Visibilidade: participe das campanhas da Shopee e ganhe muitas visitas na sua loja. As pessoas poderão te encontrar ao navegar por nossas páginas principais e as suas vendas aumentarão;
Suporte de vendas: você acompanha todos os dados de venda e rastreamento de entrega pela Central do Vendedor, além de contar com um Gerente de Contas para te ajudar quando necessário.
Para saber mais sobre a Shopee, clique
Pré-requisitos necessários para a integração
Para integrar com a Shopee, primeiro é necessário ter um cadastro.
Para isso, siga os passos abaixo:
1- Instale o app da Shopee Brasil.
2-
3- Use esse mesmo login para acessar a
4- Clique em Começar Cadastro.
5- Escolha entre as opções CPF ou CNPJ.
6- Preencha todos os dados corretamente.
7- Por fim, retorne para Minha Conta >>
Perfil, atualize o Nome de Usuário (tem que ser o mesmo Nome da Loja, tudo junto, sem maiúsculas ou caracteres especiais) e o Nome (se for CPF, o nome completo, CNPJ, a Razão Social novamente).
Prontinho, cadastro criado!
A partir daí, você entra no Perfil da Loja para editar suas informações principais: nome da loja, imagens ou vídeos e descrição. Depois disso, você poderá começar a criar seus anúncios! Caso tenha dúvidas, você pode tirá-las
aqui.
Como integrar com a Shopee
Após realizar o seu cadastro na Shopee, siga os passos abaixo para realizar a integração com seu marketplace:
1- Acesse o Painel Administrativo da sua loja virtual na iSET.
2- Clique em Marketplace >> Hubs.
3- Clique em Novo Hub.
4- Em Tipo de Integrador, selecione a Shopee, para poder prosseguir com a integração da mesma.
5- Escolha o Nome, esse nome é apenas para identificação interna, não influenciando em nada em sua integração.
6- Em seguida, em Autenticação via APP, clique em AUTORIZAR O APLICATIVO NO SHOPEE.
7- Preencha o campo Nome da Loja.
8- Após configurar, clique em Inserir.
Pronto, sua integração com a Shopee estará concluída.
Mapeamento de categorias na Shopee
1- Acesse a opção Marketplaces >> Hubs. Em seguida clique na opção Mapeamento de categorias.
2- Na página seguinte é preciso selecionar as categorias desejadas.
3- Neste passo você irá relacionar as categorias da sua loja virtual, com as categorias já criadas pelo marketplace. Após escolher as que você deseja relacionar, clique em Relacionar categorias.
4- Este processo irá sincronizar as categorias da sua loja com o marketplace. Na página Relacionar mapeamento de categorias? Clique no botão Sim.
5- Tudo certo, agora basta passar o mouse sobre a nuvem laranja localizada no canto superior direito da tela, em seguida clique no botão Aplicar agora.
6- Prontinho, na página Cache atualizado basta clicar no botão OK.
7- Pronto, para conferir se o seu mapeamento de categorias deu certo, basta abrir novamente a aba Marketplace >> Hubs >> Mapeamento de categorias.
8- Em seguida verifique o status das categorias.
Criando catálogo de produtos na Shopee
Para criar um catálogo de produtos na Shopee você deve seguir os seguintes passos:
1- Acesse o painel administrativo da sua loja virtual e clique nas opções Marketplace >> Catálogos.
2- Na página Catálogos clique no botão Novo catálogo.
3- Na página Novo catálogo você deve clicar na opção HUB Integrador e selecionar a Shopee.
4- Na aba Descrição (título),
é preciso preencher com o Título do seu catálogo.
5- Em seguida precisamos preencher com o tipo de catálogo, nesta opção nós temos duas alternativas: sincronizado ou fixo.
Sincronizado: os produtos serão automaticamente atualizados no HUB, seja quando ter um novo pedido relacionado, alterações manuais individuais ou em massa;
Fixo: permite definir valores diferenciados de preço, estoque, etc. Neste caso a sincronização deverá ser sempre manual.
6- Na opção Proteger estoque via: limite crítico, fixo ou desativo.
Limite crítico: será considerado o limite crítico definido para cada produto como proteção de estoque. Sendo sincronizado o estoque do produto menos o estoque crítico.
Fixo: permite definir um valor fixo de proteção do estoque para todos os produtos. Sendo sincronizado o estoque de cada produto menos o valor definido.
Neste campo, basta escolher a opção desejada.
7- Na opção Regra de preço é possível selecionar a regra de preço que será aplicada sobre seu novo catálogo.
Preço igual da loja;
Acréscimo em % ou R$;
Desconto em % ou R$;
Portanto, basta selecionar a opção desejada.
8- Na opção Tempo de manuseio adicional, você pode definir um tempo maior de manuseio dos produtos a serem sincronizados.
9- Em seguida clique em Adicionar produto(s).
10- Na página Selecione produtos desejados, escolha os produtos que você deseja adicionar ao catálogo. Em seguida clique em Definir produto(s) selecionado(s).
11- Em seguida clique no botão de Inserir.
12- Após inserir seus itens você será redirecionado para a página Catálogos, nela é preciso selecionar o botão de Sincronização para sincronizar seus produtos.
13- Na página Sincronizar produtos, basta clicar no botão Sincronizar Produtos.
14- Seu catálogo foi criado e seus produtos foram adicionados. Agora basta passar o mouse sobre a nuvem laranja no canto superior direito da tela e clicar em Aplicar agora para aplicar o cache em sua loja virtual.
15- Prontinho, agora que seu cache foi atualizado, basta clicar em OK.
Mapeamento de produtos na Shopee
Caso você já tenha produtos cadastrados na Shopee, é preciso realizar o mapeamento deles
1- Para relacionar os produtos do marketplace com os da sua loja virtual, é preciso acessar a opção Marketplaces >> Hubs. Em seguida clique na opção Mapeamento de produtos.
2- Na página Relacionar produtos é preciso selecionar os produtos do marketplace que serão relacionados.
3- Em seguida selecione o item da loja que será relacionado.
4- Após isso, clique no botão com o símbolo de “+” verde.
5- Pronto, seu produto foi relacionado, ele será enviado para a parte inferior da tela, agora você deve clicar no botão Relacionar produtos e criar catálogo.
6- Na página realizar mapeamento de produtos você deve clicar na opção Sim.
7- Em seguida basta preencher com o nome da sua empresa e clicar em Ok.
8- Agora vamos aplicar o cache, para isso passe o mouse sobre a nuvem laranja no canto superior direito da tela e clique em Aplicar agora.
9- O seu cache foi atualizado com sucesso, clique em Ok na tela de sucesso.
Importante
Preenchendo a descrição
Caso o produto selecionado não esteja com a descrição completa, será exibido o seguinte erro:
Para corrigir este erro, basta seguir o seguinte passo a passo:
1- Para adicionar seus produtos ao catálogo é necessário preencher a descrição do produto de forma completa. Para adicionar a descrição do seu produto é preciso clicar em Cadastros >> Produtos >> Administrar produtos.
2- Em seguida clique em Editar produto.
3- Na página Editar produto você deve escolher a aba Descrição.
4- No campo Descrição completa você deve escrever uma descrição sobre o produto selecionado, logo em seguida, basta clicar em Atualizar.
5- Pronto, o seu produto está com a descrição correta.
Nome da imagem
Caso sua imagem contenha _ no nome, o seguinte erro será exibido:
Para corrigir este erro, basta realizar o seguinte procedimento:
1- Quando você for salvar as imagens de seus produtos, evite usar o carácter _ .
Informações adicionais importantes
As mudanças de status de pedido não são sincronizadas na integração da Shopee com a iSET. Por isso, quando um novo pedido é feito na Shopee, você deve fazer as atualizações dos status do pedido manualmente no marketplace.
Recomendação para agências
Para as agência White Label, recomenda-se que a própria agência faça a integração iSET com a Shopee, pois o App de instalação da integração da Shopee não é White Label.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco via chat online!