Webhooks

O que são os Webhooks?

É uma forma de recebimento de informações quando um evento acontece. Por isso, o webhook na prática, é a forma de receber informações entre dois sistemas de uma forma passiva, é uma maneira de uma plataforma fornecer à outras aplicações informações em tempo real.

Os webhooks são especialmente importantes para quem quer ter mais liberdade para definir exatamente que tipo de informação em um determinado sistema desencadeará uma ação específica na outra ferramenta.

Os webhooks também são chamados de Callbacks ou Reverse API.

Como os webhooks funcionam?

Webhooks permitem que sistemas externos recebam notificações de todos os eventos que ocorrem no sistema. Quando um evento acontece, o sistema envia uma requisição HTTP POST para a URL configurada no webhook com as informações relativas ao evento. Ao receber a notificação, o sistema pode executar diversas tarefas, dependendo do objetivo da integração.

Configurando Webhooks na iSET

Para configurar webhooks na iSET, primeiramente, abra o painel de controle da sua loja virtual.

Depois, clique em “Configurações >> API Rest”. 

Depois clique em “Webhooks”.

É essencial que o API REST esteja ativo para a sua loja virtual. Uma API é, basicamente, uma porta de entrada e saída de informações em um sistema, para permitir que outros sistemas interajam com ele. 

Através de APIs, múltiplos sistemas diferentes, com propósitos diferentes e desenvolvidos por pessoas ou empresas diferentes, conseguem se comunicar de forma simples e direta.

Na tela “Webhooks”, você pode definir seus endereços para cada ação que notificamos. Você também pode definir mais de uma URL de serviço para cada grupo.

É recomendável que o endereço que receberá a requisição HTTP POST de notificação do evento seja um endereço que use SSL, ou seja, que inicie com https://.

Pedidos

Serão enviadas todas as alterações e criação de novos pedidos, seja pelo painel administrativo (manual) ou pelo catálogo.

Em “Criação/Alteração de pedido”, coloque a URL para notificar o serviço quando ocorrer o cadastro ou alteração de algum pedido.

Em “Pedido removido”, coloque a URL para notificar o serviço quando um pedido for removido.

Você pode clicar em “+” para adicionar mais URLS.

Produtos

Serão enviadas notificações quando um produto for criado ou alterado pelo painel administrativo.

Em “Criação/Alteração de produto”, coloque a URL para notificar o serviço quando ocorrer o cadastro ou alteração de algum produto.

Em “Remoção de produto”, coloque a URL para notificar o serviço quando for removido algum produto.

Em “Alteração de estoque”, coloque a URL para notificar o serviço quando um produto tem uma movimentação de estoque, seja por novo pedido ou alteração no mesmo.

Você pode clicar em “+” para adicionar mais URLS.

Categorias

Serão enviadas notificações quando uma categoria for criada ou alterada pelo painel administrativo.

Em “Criação/Alteração de categoria”, coloque a URL para notificar o serviço quando o cadastro ou alteração de alguma categoria.

Em “Remoção de categoria”,  coloque a URL para notificar serviço quando uma categoria for removida. Caso seja marcado para remover as subcategorias relacionadas, a notificação será apenas para a categoria pai.

Você pode clicar em “+” para adicionar mais URLS.

Depois de fazer todas as configurações, clique em “Salvar alterações”.

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