SEO – Otimização de busca

Resumo do Conteúdo

Nossa plataforma possui diversas ferramentas importantes para uma excelência em SEO, sendo várias delas automáticas e algumas outras manuais, que podem ser configuradas por você através do painel de controle da loja. 

Você deve realizar as configurações de SEO da loja, das categorias e dos produtos. 

Nuvem de Tags

O que é nuvem de tags ou Tag Clouds ?

São conjuntos de termos, agrupados em forma de “nuvem“, que refletem as buscas mais comuns que são feitas em um site. Cada termo da nuvem possui link que retorna os resultados da busca por este termo no site. O tamanho da fonte do termo reflete sua relevância, ou seja, quanto maior o tamanho, mais vezes este termo foi procurado. As tag clouds podem ser úteis tanto para os visitantes que vão saber quais são os termos mais procurados quanto para os robôs de indexação dos sites de busca (ex: Google).

Observações importantes:

  • A tag cloud criada conterá um mínimo de 10 termos e um máximo definido na configuração abaixo. Por esta razão, lojas recentes não conseguirão utilizar esta funcionalidade;
  • Para que um termo seja incluído na tag cloud, pelo menos 3 buscas deverão ter sido feitas com este termo a mais de 24h e cada busca terá que encontrar pelo menos um produto;
  • Para que mantenha sua relevância, periodicamente a tag cloud será automaticamente recriada pelo sistema.

Como configurar a Nuvem de Tags

Primeiramente, acesse o painel administrativo da sua loja virtual e clique em “Configurações >> SEO >> Nuvem de Tags”.

Nesta página, você irá realizar as configurações referentes a Nuvem de Tags

Além das configurações de “Máximo de tags a exibir”, “Tags fixas” (tags a serem visualizadas de forma fixa, ou seja, sempre apareçam junto as demais tags), “Frequência de renovação das tags” e “Tamanho do texto” para as tags conforme pontuação, você terá a opção de “Gerenciamento de Tags” ao final da página. 

Clique em “Gerenciar”. Nesta opção você poderá gerenciar as tags obtidas por buscas que possuíram resultados na sua loja. Você pode excluir as tags indesejadas para que elas não sejam indexadas por buscadores.

Atenção! Após a remoção da Tag, a mesma não poderá ser restaurada por este gerenciador.

Clique em “Salvar alterações” após terminar suas configurações. 

Meta Tags

O que é Meta Tags?

As Meta TAGs são linhas de códigos que servem como a descrição do conteúdo do seu site para os buscadores. É por elas que você pode inserir palavras-chave que irão facilitar os consumidores a encontrar sua loja. Por elas, também é possível “assinar” seu site, declarando sua autoria sobre o código.

Como configurar as Metas Tags?

Acesse o painel administrativo da sua loja virtual e clique em “Configurações >> SEO >> Meta TAGs”

Utilizado para confirmar propriedade do seu domínio, no campo “Meta-Tag de confirmação de proprietário“, copie a Meta Tag do site correspondente e cole no campo abaixo, exemplo:

<meta name=”google-site-verification” content=”iM+a4O0AtW/zTYUl6tO+6oK2yDDleicwIgFw+k2xpIw=” />

Em “Breve descrição da sua loja”, informe uma breve descrição sobre a sua loja virtual, esta informação será utilizada para indexação de sua loja por todos os robôs de busca.

Após inserir a descrição da loja, preencha o campo de “Palavras-chave da sua loja” separando as palavras com um espaço e vírgula.

Clique em “Salvar alterações” após terminar suas configurações.

Configurações de Indexação

Em “Configurações >> SEO >> Configuraçõies de Indexação”, você terá mais recursos de SEO para personalizar.

Em “Permitir indexação dos resultados de busca em uma categoria”, defina quais tipos de resultados de busca podem ser indexados pelos robôs de busca. A opção de “Apenas TAGs” permite a indexação apenas quando filtrado por TAGs, sendo exibida uma URL amigável para indexação e caso seja selecionado outros filtros.

Na opção “Permitir indexação por TERMO pesquisado”, defina se os resultados de uma busca efetuada pelo campo de busca e/ou pela URL podem ser indexados. A opção de “Apenas via URL” é a busca efetuada através da URL e em caso de não obter resultados exatos, não será indexado.Em “Habilitar SITEMAP CUSTOMIZADO”, defina se um sitemap customizado será referenciado para indexação em seu arquivo /sitemap.xml.

Em “Habilitar SITEMAP de BUSCA EXATA”, defina se um sitemap com as tags de busca com resultado será referenciado para indexação em seu arquivo /sitemap.xml. Exemplo: http://www.seudominio.com/produtox

Clique em “Salvar alterações” após terminar suas configurações.

SEO de categorias e produtos

SEO das categorias

Acesse seu painel administrativo, clique em “Cadastros >> Categorias” e selecione a edição de uma categoria.

Na página de configuração da categoria, você verá os campos de “Otimização do sistema de buscas”:

  • Título da página: Insira um título referente a definição dos produtos contidos nessa categoria.
  • Palavras Meta: Este campo é destinado às meta-tags, separe as palavras com um espaço e vírgula. Lembre-se que as palavras meta devem ser definidas de acordo com os produtos desta categoria e não da loja em geral. 
  • Descrição Meta: Insira uma descrição de acordo com o que o cliente encontrará nesta categoria.

Clique em “Salvar alterações” após terminar suas configurações.

Lembre-se de realizar a configuração em cada uma das categorias.

Clique aqui para aprender como cadastrar suas categoria.

Por fim, clique em “Atualizar“.

SEO dos produtos

Acesse seu painel administrativo, clique em “Cadastros >> Produtos >> Administrar produtos” e clique para editar um produto.

Na página do produto, clique na aba “Outros detalhes”, você verá os campos de “Otimização para buscadores (SEO)” ao fim da página desta aba. 

  • Título da página: Insira um título referente ao produto em questão.
  • Palavras Meta: Este campo é destinado às meta-tags, separe as palavras com um espaço e vírgula. Lembre-se que as palavras meta devem ser definidas de acordo com as características do produto em questão.
  • Descrição Meta: Insira uma breve descrição do produto.
  • Clique em “Salvar alterações” após terminar suas configurações.

Clique aqui para aprender como cadastrar produtos.

Lembre-se de realizar a configuração em cada um dos produtos.

Por fim, clique em “Atualizar“.

SEO PARA E-COMMERCE COM THIAGO TÁVORA

2 respostas
  1. Bruno Stunger disse:

    Muito Interessante, encontrei quase sem querer esse blog e
    o artigo aqui, gostei muito do que lí aqui… Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *