Pageviews e visitas

Nesse post, tentarei explicar o que são pageviews e o que são visitas em sua loja virtual, como diferenciá-las e como conseguir esses dados. Espero ajudar a tirar suas dúvidas sobre como esses dados funcionam e qual a importância de acompanhá-los. Boa leitura!

O que é Visita única

Primeiramente, é importante explicar o que é visita única. Ela é representada por uma única pessoa que acessa sua loja virtual pela primeira vez. Vou dar um exemplo.

Igor quer comprar um balde de pipoca personalizado. Ele, de algum modo, fica sabendo que sua loja virtual vende o produto que ele deseja. Assim, Igor acessa seu e-commerce e se cadastra. Ele entra na página inicial, na página de cadastro, na de busca, na página do produto de que ele deseja comprar e na página do checkout.

Depois disso tudo, Igor totalizou 1 visita única em sua loja virtual.

Após um tempo, Thiago fica sabendo que sua loja virtual vende balde de pipoca personalizado e resolve dar uma olhada. Ele acessa seu e-commerce e entra na página inicial, na de busca e na página do produto de que ele deseja comprar.

Thiago, indeciso, sai da loja e entra novamente no outro dia. Assim, Thiago totalizou 1 visita única em sua loja virtual.

Somando com a visita do Igor, sua loja virtual já possui 2 visitas únicas novas no total!

Visita

As visitas são diferentes das visitas únicas.

Voltando ao exemplo do Thiago: ele entrou na sua loja virtual pela primeira vez e entrou na página inicial, na de busca e na do produto de que ele deseja comprar. Porém, no outro dia, ele fez a mesma coisa.

Desse modo, Thiago totalizou 2 visitas no seu e-commerce e 1 visita única. 

Isso se dá pelo fato de que a visita é o número de vezes que o visitante simplesmente acessa sua loja virtual, não importando quantas páginas visita.

Com o exemplo do Igor, que apenas entrou no seu e-commerce pela primeira vez e nunca mais retornou, ele totalizou apenas 1 visita em seu e-commerce e 1 visita única. 

Sendo assim, agora seu e-commerce já conta 3 visitas: 2 do Thiago e 1 do Igor e 2 visitas únicas: 1 do Thiago e 1 do Igor.

Pageviews

O pageview é representado pelo número de páginas que seus visitantes acessam em sua loja virtual. Voltando ao nosso exemplo…

Igor entrou em sua loja virtual e acessou o total de 5 páginas. Isso quer dizer que Igor totalizou 5 pageviews em sua e-commerce.

Depois disso, Thiago visitou seu e-commerce, lembra? No primeiro acesso, entrou em 3 páginas.

Porém ficou indeciso sobre a compra e, no outro dia, após entrar na página inicial, na de busca e na página do produto de que ele deseja comprar novamente, ele entrou no checkout 3 vezes. Desse modo, Thiago totalizou 7 pageviews em sua e-commerce. Mas como?

A página do checkout só conta um único pageview, não importando quantas vezes o cliente a acessar, diferente da página do produto, por exemplo. Thiago pode entrar 3 vezes na página do produto que deseja comprar e serão totalizados mais 3 pageviews em sua soma.

Por fim, supondo que Igor visitou o total de 5 páginas e Thiago 7 páginas em 2 acessos diferentes, seu e-commerce já conta com 12 pageviews utilizados, 3 visitas e 2 visitas únicas!

Como analisar os pageviews

Para ter acesso à informações como: número de visitas da sua loja, número de visitas únicas da sua loja, número de pageviews da sua loja, duração média das visitas e outros dados é fácil!

Primeiramente, é importante ressaltar que acompanhar esses dados é muito importante para saber como sua loja está indo, se mudanças mostram-se necessárias ou até mesmo se você precisa readequar o seu plano.

Então, vamos lá!

Acesse o painel administrativo da sua loja virtual e clique em “Relatórios >> Estatísticas de Acessos”, uma nova página será aberta.

Clique em “Visitantes” no menu horizontal.

Em “Relatório” você poderá ver: visitas, visitas únicas, pageviews (exibição de página), duração média da visita, porcentagem de visitantes que saíram após visitar só uma página, porcentagem de ações, tempo médio de geração, pesquisas totais no seu website, downloads, outlinks e ações máximas em uma visita.

Outra forma de acompanhar esses dados é usando o Google Analytics

Usando o Google Analytics

Pelo painel de controle da sua loja virtual é possível fazer a integração com o Google Analytics, podendo mensurar os acessos, abandono de página e a utilização de sua loja virtual, além do Relatório do Analytics onde é possível acompanhar o retorno de sua loja.

Antes de tudo, acesse o site do Google através do link: http://www.google.com/analytics/pt-BR e caso ainda não seja cadastrado no Analytics clique em “Criar uma conta”.

Após se cadastrar, você terá as informações necessárias para realizar a integração do Analytics com sua loja virtual.

Acesse em seu painel administrativo da sua loja virtual iSET e clique em “Configurações >> Integrações >> Google”. Após acessar, você verá os campos a serem preenchidos para realizar a integração.

Ative o Script do Google Analytics e informe o ID de acompanhamento obtido na sua conta da Google no campo indicado após realizar o cadastro no Analytics.

Para conseguir o ID de acompanhamento, acesse sua conta no Google Analytics, clique em “Administrador >> Informações de acompanhamento >> Código de acompanhamento” e copie o ID de acompanhamento.

Ative a opção de rastreamento utilizado em sistemas e-commerce para acompanhamento e metas de conversão e insira o ID de acompanhamento no local indicado.

Após preencher os campos clique em “Fechar” e “Salvar Alterações” para finalizar a integração.

Analisando seus dados no Google Analytics

Para acompanhar os pageviews da sua loja virtual no Google Analytics, abra o site do Google Analytics na sua conta e clique em “Comportamento >> Visão geral”. Lembre-se de selecionar o período desejado para a análise.

Em “Visualizações de página” você consegue ver o número de pageviews da sua loja virtual. Nessa página, você também pode acompanhar dados como: tempo médio na página, taxa de rejeição e porcentagem de saída.

Agora, para acompanhar dados como visitas únicas e visitas, acesse “Aquisição >> Visão geral”.

Novamente, não se esqueça de configurar o período de tempo desejado para análise.

Na coluna de Usuários, você vê suas visitas únicas. E, na coluna de sessões, as visitas.

Além disso, também é possível visualizar dados como: taxa de rejeição, duração média de sessão, outros.

Se quer saber mais sobre o Google Analytics, como usá-lo e tirar suas dúvidas sobre essa ferramenta, acesse esse link!

 

Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *