Otimize a rotina da sua loja virtual integrando a iSET com o Tiny ERP

Resumo do Conteúdo

Vender no e-commerce é uma forma de alcançar mais consumidores, mesmo quando eles estão espalhados por todos os cantos do país.

Isso porque a possibilidade de comprar online e receber os produtos em casa abriu novas oportunidades. 

O cliente pode escolher se deseja comprar na loja própria de uma empresa, ou então buscar itens em marketplaces. E claro, ele é livre para escolher as melhores ofertas. 

A Black Friday, por exemplo, é uma oportunidade ainda maior para conquistar novos clientes. Vale aproveitar este momento de alta nas vendas online para expandir as vendas e faturar mais. Mas para isso, você precisa se destacar entre tantos vendedores. 

Uma forma é utilizar o Tiny ERP integrado à plataforma iSET, para organizar o anúncio de produtos, as vendas, os preços e os estoques. Isso faz com que a operação seja mais eficiente, impactando diretamente a experiência dos consumidores. 

 

Principais recursos que podem ser utilizados com a integração

Para quem é cliente do Tiny e realiza a integração com a iSET, são diversos os benefícios. Isso porque a gestão fica centralizada, poupando tempo na hora de executar tarefas relacionadas ao e-commerce.

Separamos os principais recursos que podem ser utilizados após realizar todas as configurações:

 

Envio ou importação de produtos 

O primeiro passo para começar a vender online utilizando a integração é ter os produtos cadastrados tanto na iSET, quanto no Tiny, para a criação de anúncios. Para isso, existem duas formas:

 

Envio dos produtos cadastrados no Tiny para a iSET

Esta forma é utilizada se você ainda não vende produtos na iSET, ou se vai criar anúncios para novos produtos. Neste caso, todos os produtos que você deseja vender devem estar cadastrados no Tiny ERP. O cadastro pode ser feito manualmente ou então via planilha.

Para enviar os produtos do Tiny para a iSET, acesse “Menu >>Cadastros>>Produtos >> Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda>> Enviar para o e-commerce”.

 

Importação dos produtos cadastrados na iSET para o Tiny

Se você já vende na iSET, não precisa cadastrar os produtos no Tiny. Basta importar os produtos cadastrados na loja virtual para o ERP.

Para receber os produtos anunciados na iSET para o Tiny, acesse “Menu >> Cadastros >> Produtos >> Receber do e-commerce”.

Em ambos os casos, é criado um vínculo entre o Tiny e a plataforma, para que o produto seja identificado corretamente quando for vendido e seja fácil atualizar preços e estoques.

 

Envio e ajuste de preços

Uma das tarefas comuns no e-commerce é a atualização de preços. Seja por causa da inflação ou uma eventual promoção, o processo de ajustes pode ser trabalhoso. 

Com a ideia de facilitar essa tarefa, o Tiny disponibiliza uma planilha específica de preços, onde o seller preenche com os novos valores e importa no Tiny, que faz a atualização nos produtos. Este é um recurso que faz a diferença na Black Friday.

Para quem utiliza o Tiny integrado à iSET, fica fácil atualizar o preço dos itens que estão sendo vendidos. Basta acessar “Menu >> Cadastros >> Produtos >>Mais ações >> Reajustar o preço dos produtos”. Neste caso, o preço enviado para a plataforma é o preço base do produto. 

 

Exemplo:

Uma camiseta teve seu preço atualizado para R$ 50.

Ao enviar o preço para a iSET, o preço de venda do produto ficará R$ 50.

Outra forma é utilizar o Gerenciador de Anúncios, onde são configuradas regras de preços conforme cada canal, como comissão, frete e outros custos envolvidos. O Tiny utiliza o preço base dos produtos e consegue anunciar os produtos com preço adequado para que a loja tenha lucro com as vendas. Para utilizar, acesse “Cadastros >> Produtos >> Mais Ações >> Gerenciar preços dos anúncios”.

 

Exemplo:

Uma camiseta teve seu preço atualizado para R$ 50.

Ao utilizar o Gerenciador de Anúncios configurando um custo de frete de R$ 15, pago pela empresa, o preço final do produto ficará R$ 65, garantindo a lucratividade do seller. 

 

Recebimento de pedidos

Quando você efetuar vendas na loja virtual criada através da iSET, todos os pedidos podem ser recebidos no Tiny. É só acessar “Menu >> Vendas >>Pedidos do e-commerce >> iSET e importar os pedidos”

Para os clientes dos planos Essencial e Grande do Tiny, o recurso de OMS está disponível. Com ele, os pedidos são automaticamente recebidos no ERP, otimizando seu trabalho.

De forma manual ou com o OMS, todas as vendas a iSET são recebidas pelo Tiny, para que o fluxo do pedido seja iniciado. 

Cada pedido recebido carrega consigo todas as informações sobre a compra, como produto adquirido e dados do cliente. Assim, o seller não precisa buscar informações em diversos locais para verificar o que foi vendido, emitir a nota e enviar a encomenda para o cliente. Isso otimiza tempo e ainda evita erros.

 

Atualização de estoques

Vender no e-commerce exige um cuidado especial com o estoque, para que as quantidades estejam sempre atualizadas conforme disponibilidade de produtos para envio. Se um produto for vendido e a loja não tiver quantidade suficiente, a experiência do cliente é comprometida.

A integração do Tiny com a iSET tem mais este benefício. Conforme as movimentações de estoque feitas no Tiny, a loja virtual é atualizada, evitando que um produto seja vendido mais de uma vez.

Para deixar a atualização de estoque mais eficiente, é recomendado o uso da reserva de estoques do Tiny. Com ela, ao receber um pedido, o estoque é reservado e atualizado na loja virtual, antes mesmo da baixa efetiva acontecer no Tiny. Caso o pedido seja cancelado, o estoque volta para a loja virtual para que o produto possa ser vendido novamente.

 

Emissão de notas fiscais

A emissão de notas fiscais também faz parte da rotina de um e-commerce. Mas com a integração e os pedidos recebidos no Tiny, o processo é rápido.

Basta selecionar todos os pedidos aprovados e gerar as notas fiscais, ou então, configurar para que a geração de notas seja automática. Com as notas criadas, basta clicar em Autorizar Pendentes. Assim, as notas são enviadas ao Sefaz e autorizadas.

Pronto! Os pedidos já podem ser enviados para os clientes. Basta imprimir as etiquetas de envio e embalar 🙂

 

Outros recursos da integração do Tiny com a iSET

Além destes, outros recursos estão disponíveis a todos que utilizarem a integração:

  • Mapeamento e sincronização das situações dos pedidos: conforme o andamento do pedido, os status são atualizados. Assim, o seller sabe quando o produto está aprovado, enviado ou cancelado.
  • Importação do valor do frete nos pedidos: o valor do frete pode ser incluído facilmente na nota fiscal.
  • Mapeamento das formas de recebimento: para você saber qual foi a forma de pagamento utilizada pelo cliente, o que é ideal para nutrir o financeiro.
  • Envio de dados de acesso da nota fiscal para a iSET: são enviados o número da nota fiscal, série e data de envio, desde que a nota esteja autorizada no Sefaz
  • Mapeamento das categorias: seus produtos são anunciados na categoria correta.
  • Mapeamento das formas de frete: você pode oferecer diferentes opções de entrega para seus clientes.
  • Envio de código de rastreamento para a plataforma: seu cliente pode acompanhar a entrega do pedido.
  • Marcar pedido como entregue no e-commerce: para que o status da compra seja atualizado.

 

Se faz sentido para o seu negócio, basta realizar as configurações. Acesse “Menu >>Configurações >>Aba E-commerce >>Integrações >>iSET”. Feito isso, preencha todas as informações necessárias para que a integração funcione. Caso precise, conte com a ajuda do Tiny para iSET.

 

Boas vendas!

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