Grupos de clientes (b2b / b2c)

Resumo do Conteúdo

Se você deseja criar grupos de clientes na sua loja virtual, na iSET, isso é possível! E é isso que ensinarei neste tutorial.

Qual a função dos grupos de clientes?

Com os grupos de clientes você pode criar promoções e cupons para clientes específicos. Também é possível dar frete grátis, descontos e definir máximos e mínimos de valores de pedidos para grupos de clientes.

Outra possibilidade é definir produtos e páginas de conteúdo específicas exclusivas para um grupo. Ou o contrário, definir produtos e páginas de conteúdo específicas que não aparecem para um grupo.

Com isso, também é possível definir grupos de atacado ou varejo, fazendo que sua única loja venda separadamente para o público B2B e B2C (atacado e varejo).

Além disso, com os Grupos da plataforma iSET, é possível fazer com que seus clientes entrem em grupos automaticamente. Claro, também é possível fazer isso manualmente se preferir.

Configurando grupos de clientes

Para cadastrar um novo grupo, editar ou excluir grupos de clientes já existentes, acesse o painel de controle da sua loja virtual e clique em “Módulos >> B2b & B2c >> Grupos”

Na tela que abrir, você poderá excluir e editar grupos existentes e criar novos grupos.

Para criar um novo grupo de clientes, clique em “Novo Grupo“.

Para cadastrar grupos de clientes, basta preencher os campos:

  • Nome: nome desse grupo de clientes;
  • Desconto (%): defina a porcentagem de desconto a ser oferecido aos clientes relacionado a este grupo;
  • Valor mínimo por pedido (R$): valor mínimo que um pedido deverá ter para ser aceito;
  • Valor Máximo por Pedido (R$): valor máximo de um pedido que um cliente relacionado ao grupo poderá realizar;
  • Frete grátis: defina frete grátis para todos os produtos independente das regras de região do módulo de frete grátis.

Depois disso, na aba “Definir grupo automaticamente quando:“, você pode criar regras para que os clientes sejam adicionados automaticamente ao grupo criado se preferir.

As regras podem ser de: Estado, Gênero, Data de nascimento, Tipo pessoa e CEP. Elas também podem ser combinadas entre si.

Atenção: é preciso utilizar o “-” no CEP, caso o “-” não seja inserido corretamente, pode ocorrer erro.

Para criar um regra, clique em “+ Nova regra“. Para excluir uma regra, basta clicar em “EXCLUIR“.

Também é possível criar novos grupos de regras em “Novo grupo“. Os novos grupos de regras podem ser encaixados ou não dentro de outros grupos de regras.

Caso você tenha mais de uma regra, pode definir se elas serão aplicadas juntas “E” ou se uma interfere na outra, excluindo-a, “OU“.

Depois de preencher as informações, clique no botão “Inserir” para poder criar o novo grupo.

Restringir páginas para grupos

Como dito anteriormente, se quiser restringir páginas de conteúdo para grupos de clientes, isso é possível.

Para isso, acesse o painel de controle da sua loja virtual e clique em “Cadastros >> Páginas >> Todas as páginas“.

Na página que deseja restringir, clique no lápis amarelo para editar.

Na tela que abrir, role até o final para o recurso “Grupo(s) de restrição“.

A opção de relacionar a página a um grupo permite restringir a exibição da página apenas quando for identificado o acesso do grupo, seja por parceiro ou após login do cliente.

Basta clicar na área em branco e selecionar o grupo. É possível selecionar mais de um grupo.

Depois clique no botão “Inserir” para salvar as alterações.

Restringir produtos para grupos

Como dito anteriormente, se quiser restringir produtos para grupos de clientes, isso é possível.

Para isso, acesse o painel de controle da sua loja virtual e clique em “Cadastros >> Produtos >> Administrar produtos”.

Selecione o botão de edição do produto que deseja restringir para um grupo.

Na tela que abrir, na primeira aba “Detalhes“, role até até o final para o recurso “Grupo de exibição“.

Esta opção fará com com que o produto seja visível apenas para clientes que estiverem relacionados ao grupo definido.

Basta clicar na área em branco e selecionar o grupo. É possível selecionar mais de um grupo.

Depois clique no botão “Atualizar” para salvar as alterações.

2 respostas

  1. Bom dia, a função “Definir grupo automaticamente quando:“ não está funcionando.
    Os clientes que se cadastram no seu respectivo grupo, para utilizarem da regra, não estão sendo gravados automaticamente dentro do referido grupo.
    Já entrei na página de Dados cadastrais junto com o cliente e ele atribui-se corretamente ao grupo, “Salva” as atualizações, mas quando sai daquela página, perde o relacionamento com o grupo que se inscreveu e não consegue o diferencial de descontos.
    Podem, por favor, entrar em contato para me ajudar?
    Obrigado,
    Saulo

    1. Bom dia, Saulo! Tudo bem com o senhor?

      Já encaminhei o seu contato e dúvida para o suporte técnico e eles entrarão em contato contigo, tudo bem?

      Caso tenha mais alguma dúvida ou precise de ajuda em mais algo, por favor, entre em contato via chat online. Estamos a disposição para ajudá-lo!

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