Como resolver e diminuir a alta taxa de carrinho abandonado? 

Resumo do Conteúdo

Quando uma loja virtual tem boas taxas de visitas, mas um número baixo de compras concluídas, é necessário ligar o alerta.

Isso pode significar que há um problema de abandono de carrinho, um dos maiores inimigos dos empreendedores de e-commerce. Para diminuir a quantidade de carrinhos abandonados, primeiro, verifique a causa. E para te ajudar, listamos alguns dos principais motivos abaixo:

→ Frete caro

→ Falta de informação na página do produto

→ Taxas e custos adicionais

→ Carregamento lento do site

→ Falta de confiança na loja para informar dados privativos

→ Prazo de entrega longo

→ Política de devolução e troca inexistente ou insatisfatória

→ Poucas opções em métodos de pagamento

 

Taxas e custos adicionais

Verifique se os valores estão sendo apresentados corretamente na página do produto, deixando claro para o cliente o quanto ele irá pagar ao final da compra. Taxas adicionais podem causar surpresas aos consumidores que, muitas vezes, podem não estar dispostos a pagar.

 

Falta de informação na página do produto

Você faz um esforço para o seu cliente entrar no seu site e procurar pelo produto ideal, mas ao acessar os produtos ele fica com dúvidas ou indeciso sobre o tamanho, cor, detalhes, funcionamento, o que acompanha o produto. Por isso, garanta que as principais dúvidas serão respondidas na descrição do produto. Assim, você evita que ele saia do seu site para procurar a informação em outra loja, fique por lá e perca a venda.

 

Carregamento lento do site

Sempre navegue pelo seu site conferindo se não tem algo faltando ou demorando para carregar. Uma página com muitas imagens em alta resolução podem fazer seu site demorar para carregar, por exemplo. Caso não seja possível que você e seu time solucionem a lentidão do site, não deixe de entrar em contato com o suporte da iSET.

 

Falta de confiança na loja para informar dados privativos

Se o seu cliente nunca comprou na sua loja, é preciso deixá-lo totalmente seguro. Atente-se à reputação dos seus canais públicos, como redes sociais e Reclame Aqui. Procure sempre revisar esses canais para verificar a percepção do público nos comentários ou reclamações em aberto.

Além disso, você pode contratar empresas ou se inscrever em plataformas que ofereçam selos que indicam a confiabilidade e segurança da sua loja, para garantir que os dados do cliente serão armazenados e protegidos corretamente. Se você usa gateways de pagamento, é válido dizer que o pagamento é feito via essas plataformas que, geralmente, são conhecidas.

 

Poucas opções em métodos de pagamento

Quanto mais opções o cliente tiver na hora de finalizar o pagamento, melhor, principalmente se for possível flexibilizar o pagamento como parcelamento sem juros. Lembre-se, existem diversos métodos de pagamento, e os principais são: boleto bancário, transferência, PIX, cartão de crédito, débito e saldo em conta.

 

Logística da sua loja

Os quesitos como frete caro, prazo de entrega longo e devolução ou troca referem-se ao processo de logística e podem ser resolvidos de maneira simples.

Nesses momentos, a melhor estratégia é organizar o gerenciamento dos envios dos seus produtos de maneira a permitir que você ofereça valores competitivos no frete, agilidade na entrega e também um suporte na política para devolver ou trocar mercadorias.

Para conseguir estruturar melhor essa organização, o ideal é escolher uma plataforma que tenha, em um só lugar, a possibilidade de calcular o frete mais em conta para o seu cliente, pensando em prazo, transportadora e economia.

Você já conhece a Kangu? A Kangu é uma plataforma completa de gestão de envios que conecta lojas online, clientes e 10 opções de transportadoras, incluindo os Correios. Não há contrato ou envio mínimo de pedidos, e o lojista pode economizar até 75% no valor do frete, o que possibilita fretes mais baratos aos clientes e com toda a agilidade de uma transportadora. 

Para facilitar trocas ou devoluções, há os Pontos Kangu, que são estabelecimentos de bairro treinados para receber e retirar mercadorias, facilitando a sua rotina e a do seu cliente. São quase 3 mil Pontos Kangu por todo o Brasil, tendo sempre um perto de você e do seu público.

 

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