Como cadastrar produtos

Resumo do Conteúdo

Neste tutorial, vamos falar sobre como cadastrar produtos em sua loja virtual na iSET!

1- Para cadastrar produtos na sua loja, acesse a página inicial do seu painel de controle, após isso clique em Cadastros >> Produtos >> Gerenciar Produtos.  

 

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2- Na página Gerenciar produtos, você terá as seguintes opções:

Seleção

  • Registros selecionados: todos os produtos têm a opção “Marcar” que permite que você realize em massa as ações ao lado.
  • Remover registros: use para excluir os produtos que foram marcados.
  • Linkar registros: use para incluir em massa produtos nas categorias e/ou subcategorias.
  • Mover registros: use para mover os produtos em outras categorias e/ou subcategorias.
  • Editar registros: use para editar os produtos selecionados na ferramenta de alteração em massa.
  • Cadastrar promoção: use para promoção utilizando os produtos selecionados.

 

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Modo de lista 

Este é um recurso visual que será utilizado na exibição dos produtos: lista ou abas.

 

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Categorias exibidas na lateral direita da listagem de produtos

1- Através desta área você poderá filtrar os produtos de uma categoria e/ou subcategoria. 

Ao lado de cada categoria tem um sinal de menos e mais, para que você possa abrir e fechar a listagem das categorias para visualizar. 

 

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Passando com o mouse em cima das categorias você verá a opção de filtrar apenas os produtos da categoria e/ou subcategoria.

 

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Barra de busca

Você pode buscar facilmente produtos através desse recurso.

 

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Resumo do  produto 

Na listagem dos produtos você verá um resumo do produto cadastrado, com algumas ações informações. São elas:

  • Ícone de lápis: use essa opção para editar o produto.
  • Ícone lixeira: use essa opção para excluir o produto.
  • Ícone pasta de linkagem: use essa opção para linkar o produto em uma categoria e/ou subcategoria.
  • Lupa: use essa opção para abrir a página do produto no catálogo da loja virtual.
  • Ícone caixas: use essa opção para duplicar o produto.
  • Marcar: essa opção serve para marcar o produto para executar uma das ações da “Registros selecionados”, explicado anteriormente.
  • Código #: este é o código do cadastro do produto. Você pode encontrar produtos usando este código.
  • Destaques: ficará com check verde se o produto estiver marcado como destaque.
  • Frete grátis: ficará com check verde se o produto tiver frete grátis.
  • Estoque: exibe a quantidade em estoque do produto.
  • Preço: exibe o valor definido para o produto.
  • Status: o círculo em verde significa que o produto está ativo, e o círculo em vermelho significa que o produto está desativado.

 

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Cadastrando um novo produto

1- Na página Gerenciar Produtos, clique em +Novo Produto no canto superior da barra de opções da página.

 

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2- Na página Novo produto, você terá várias abas para preencher com informações do seu produto. Serão elas:

  • Detalhes;
  • Descrição;
  • Images/Videos;
  • Entrega/Pagamento;
  • Relacionados;
  • Estoque;
  • Atributos;
  • Campos adicionais;
  • Regras;
  • Outros detalhes.

 

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Informações principais

1- Status do produto: o status do produto é responsável por ativar ou desativar o item em sua loja virtual, basta marcar esta opção para ativar seu produto.

 

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2- Tipo de produto: neste ícone é possível escolher qual o tipo do seu produto, se é um produto físico, combo/kit, download ou digital.

  • Clique aqui para acessar o tutorial de como cadastrar um produto do tipo Combo/kit;
  • Clique aqui para acessar o tutorial de como cadastrar um produto do tipo Download;
  • Clique aqui para acessar o tutorial de como cadastrar um produto do tipo Digital.

 

Conforme o Tipo de produto que for selecionado, as abas de atributos, estoque e campos adicionais serão substituídas pela opção referente a cada Tipo de produto.

 

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3- Nome do produto: nesse campo é possível preencher com o nome do produto.

 

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4- Código (SKU): você pode definir um número de referência para controle interno.

 

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5- Categoria/Fabricante/Modelo: com as categorias criadas (primeira lição deste curso) você irá selecionar em qual categoria / subcategoria o produto será exibido. 

Para selecionar a categoria basta assinalar a caixa de seleção. Lembre-se que a organização dos produtos nas categorias irá facilitar a navegação do seu cliente. 

Clique aqui para acessar nosso tutorial sobre Como Cadastrar categorias.

 

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6- Fabricante/Fornecedor: defina aqui o seu fornecedor do produto em questão.

 

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7- Modelo / Marca: defina aqui o modelo do produto em questão.

 

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8- Preço de venda: defina aqui o valor do produto. Caso não defina um preço para o produto, será exibido no mesmo a opção Consulte-nos.

 

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9- Preço de custo: defina aqui o valor de custo do produto.

 

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10- Permitir que o cliente compre esse produto: marque essa opção para permitir que o cliente compre o produto. 

Caso não seja permitido, o sistema irá redirecionar o cliente ao formulário de fale conosco da loja.

 

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11- Produto em destaque: marcando qualquer produto como destaque, o catálogo irá filtrar somente produtos que estiverem marcados para destaque.

 

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12- Produto em lançamento: marcando qualquer produto como lançamento, o catálogo irá filtrar somente produtos que estiverem marcados para lançamento.

 

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13- Produto em super oferta: marcando qualquer produto como super oferta, o catálogo irá filtrar somente produtos que estiverem marcados para super oferta.

 

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14- Produto em exclusivo: marcando qualquer produto como exclusivo, o catálogo irá filtrar somente produtos que estiverem marcados para exclusivo.

 

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15- Grupo de exibição: esta opção fará com com que o produto seja visível apenas para clientes que estiverem relacionados ao grupo definido (deixe em branco para visualização em todos os grupos).

 

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Descrição

1- Agora vamos para a aba Descrição.

 

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2- Primeiro você irá preencher o campo Breve Resumo. É importante preencher este campo, pois estas informações serão utilizadas em algumas áreas do sistema.

 

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3- Abaixo, você deve inserir a Descrição completa do produto. A descrição pode ser feita em HTML, Lista ou Abas.

 

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4- Logo em seguida, também temos a opção de fazer uma Descrição completa em texto simples.

 

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Atenção: esta descrição também será utilizada para o seu produto nos marketplaces. 

 

Imagens/Vídeos

1- Na aba Imagens/Vídeos você irá determinar as imagens do produto. 

Para inserir a imagem, basta soltar o arquivo da imagem no campo indicado ou clicar para enviar o arquivo. 

O mesmo poderá ser feito com o vídeo. Lembre-se que você deverá inserir ao menos uma imagem para ser utilizada como imagem principal para cadastrar um novo produto. 

É recomendado que as dimensões das imagens estejam proporcionalmente 3 vezes maiores para que a qualidade seja mantida. Caso o arquivo fique muito pesado, é possível utilizar um compressor de imagens online.

Para comprimir imagens em PNG, clique aqui!

Para comprimir imagens em JPEG, clique aqui!

 

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Entrega/Pagamento

1- Na aba Entrega/Pagamento, primeiro você irá preencher as informações de Peso e Dimensões dos produtos. 

Essas informações serão utilizadas no cálculo do frete do produto, portanto, é importante que os campos sejam preenchidos.

 

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2- Peso: este valor deve ser separado por vírgula. Para definir valores em gramas, utilize o formato: 0,300 por exemplo.

 

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3- Dimensões: o preenchimento destes campos é de sua total responsabilidade, valores informados de forma inválida podem afetar o cálculo de frete deste produto.

 

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4- Tempo de manuseio: o número de dias definido neste campo será somado ao prazo de entrega da modalidade de envio consultada. 

Se o pedido tiver vários produtos, será exibido o maior prazo calculado.

 

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5- Texto para disponibilidade: aqui você irá inserir um texto sobre a disponibilidade do produto, por exemplo, se você fabrica quadros por demanda, irá informar que leva de 15 a 20 dias para que o quadro fique pronto antes de ser enviado.

 

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6- Entrega imediata: marque sim para definir que o produto pode ser enviado imediatamente.

 

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7- Frete grátis: marque sim para oferecer frete grátis neste produto. 

Essa opção habilita o frete grátis para o produto independente das regras de região do módulo de frete grátis.

 

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8- Formas de envio NÃO ACEITAS: basta assinalar a caixa de seleção para definir quais módulos de entrega não serão aceitos na compra desse produto e logo, não serão exibidos no cálculo do frete do produto.

 

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9- Formas de Pagamento NÃO ACEITAS: as opções de pagamento marcadas aqui não serão exibidas na compra do produto.

 

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Relacionados

1-Na seção Relacionados, é possível mostrar ao consumidor outros produtos relacionados ao item que ele está visualizando, incentivando-o a adquirir um produto que inicialmente não estava em seus planos. 

Por exemplo, ao comprar um par de tênis, podem ser apresentadas opções de meias e outros acessórios relacionados.

Você tem a opção de deixar o sistema procurar e manter os produtos relacionados automaticamente ou desmarcar essa opção e realizar o relacionamento manualmente.

 

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1- Para escolher os produtos que serão relacionados clique em Adicionar Produtos.

 

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2- Selecione os produtos desejados e clique em Definir produto(s) selecionado(s).

 

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3- Também é possível relacionar categorias! 

Além dos produtos que podem ser selecionados acima, você pode mesclar com produtos baseado em uma ou mais categorias.

Você pode escolher várias categorias, assinalando a caixa de seleção ou clicando sobre o nome delas os produtos dessas categorias serão exibidos de forma randômica neste produto.

 

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Estoque 

1- Nesta aba você define as configurações do estoque do produto. 

Nela você terá a opção dos seguintes métodos de estoque:

  • Não monitorar estoque deste produto.
  • Monitorar estoque deste produto.
  • Monitorar estoque pelos atributos do produto.

 

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2- Também é possível configurar outras opções:

Quantidade em estoque: insira a quantidade de produtos que você tem em estoque.

 

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3- Quantidade mínima de compra: define a quantidade mínima que o cliente deve comprar este produto.

 

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4- Quantidade máxima de compra: define a quantidade máxima que o cliente pode comprar este produto.

 

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5- Quantidade crítica de estoque: aqui é possível definir uma quantidade crítica para o estoque. 

Quando o estoque chegar ao valor definido neste campo, uma notificação será enviada para você. Utilize “0” para desabilitar a opção.

 

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Atributos

1- Na aba Atributos existem duas opções.

  • Não terá nenhuma variação – marque essa opção caso o produto não tenha nenhuma variação.
  • Utilizará um grupo de atributos já criado – caso esse seja o caso.

Basta selecionar o grupo desejado clicando no local indicado.

 

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2- Marcando a opção Grupo de atributos é possível selecionar o grupo de produtos que você deseja.

Clique aqui e acesse nosso tutorial sobre como criar um Grupo de atributos.

 

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3- Em Permitir compra por, essa opção permite a escolha da forma como os atributos/variações do produto podem ser comprados.

3.1- Opções Individuais: permite escolher 1 ou mais itens para compra individualmente, será possível selecionar as opções desejadas em cada grupo de atributos e adicionar ao carrinho individualmente;

 

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3.2- Grupo de Opções: permite escolher 1 opção em cada grupo para compra individualmente, ou seja, cada opção selecionada no grupo será adicionado ao carrinho separadamente;

 

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3.3- Combinação múltipla: opção utilizada atualmente, permite a seleção da combinação de múltiplos atributos para então adicionar ao carrinho;

 

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3.4- Combinação simples (padrão): opção tradicional utilizado atualmente, permite a seleção da combinação de atributos para então adicionar ao carrinho.

 

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Campos adicionais

Agora vamos para a aba Campos adicionais.

 

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Campos adicionais/configurações permitem que você especifique um ou mais campos que podem ser preenchidos quando o cliente está adicionando este produto em seu carrinho de compras.

1- Campo #1 

  • Texto Curto;
  • Texto Grande;
  • Caixa de seleção;
  • Data.

 

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2- No campo Nome insira o nome e marque a caixa de seleção Requerido caso a opção de escolha seja obrigatória para o cliente.

 

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3- Em Operação você pode definir o campo (+) Somar para adicionar ou (-) Subtrair para subtrair um valor do produto.

 

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4- Em Valor operação escolha o valor que será somado ou subtraído conforme sua configuração de operação.

 

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5- Também é possível criar mais opções de campos adicionais clicando no botão  + , além disso também é possível excluir estas opções clicando no símbolo de .

 

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Regras

1- Em seguida temos a aba Regras. As regras de desconto permitem que você especifique um desconto para este produto de acordo com a quantidade comprada.

 

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2- Regra #1: No campo Comprando entre __ e __ itens irá você deve escolher o número de pedidos mínimos necessários para participar do desconto.   

 

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3- No próximo campo é possível escolher o modelo de desconto que o cliente irá receber.

 

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4- No campo a seguir é possível definir o valor em reais ou porcentagem para cada item.

 

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5- Além disso, no botão + é possível criar outras regras de desconto.

 

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Outros detalhes

1- Logo após temos a aba Outros detalhes, nesta página você irá encontrar configurações adicionais do produto.

 

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2- Ativando essa opção Permitir embalagem para presente é possível que o cliente escolha que o produto seja embalado para presente.

 

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3- Também há opção de Cartão de presente e Acrescentar + R$ ao valor do pedido.

 

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4- No campo Envio de arquivo, você poderá ativar esta opção caso o envio de arquivo seja necessário quando o cliente efetuar a compra deste produto. 

 

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Atenção: caso o campo Envio de arquivo não esteja disponível em seu painel, clique aqui e acesse o nosso tutorial para saber como ativar esta opção em sua loja virtual de forma rápida e fácil!

5- Em Características / Especificações, coloque informações adicionais do produto que poderão ser registradas para pesquisa ou melhores esclarecimentos do mesmo (Ex. segmento, autor, etc..).

As informações serão exibidas na página de informação do mesmo e também utilizadas nas pesquisas/filtros de produtos em sua loja.

6- Nesta página é possível escolher as opções de Grupo, Valor, Definir status de exibição e Imprimir.

 

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7- Em Otimização para buscadores (SEO), você deve preencher corretamente os seguintes campos:

  • Título da página (title);
  • Palavras Meta;
  • Descrição Meta;
  • URL do produto.

É de extrema importância que seja preenchido para ajudar buscadores a indexar o produto.

 

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8- No campo Template de exibição é possível escolher qual será o template de exibição aplicado.

 

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9- Ao finalizar todas as configurações, basta clicar no botão Inserir.

 

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10- Quando você clicar em Inserir, uma caixa de diálogo irá se abrir perguntando se deseja criar outro produto a partir das informações deste e você poderá continuar cadastrando seus produtos de forma otimizada.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco via chat online!

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