Tutorial: Como cadastrar produtos
Nesse tutorial, vamos falar sobre como cadastrar produtos em sua loja virtual na iSET!
1- Para cadastrar produtos na sua loja, acesse a página inicial do seu painel de controle.
2- Clique em “Cadastros >> Produtos >> Administrar Produtos”.
3- Na página “Administrar produtos“, você terá as seguintes opções:
3.1- Seleção…:
-
- Registros selecionados: todos os produtos tem a opção “Marcar” que permite que você realize em massa as ações ao lado.
- Remover registros: use para excluir os produtos que foram marcados.
- Linkar registros: use para incluir em massa produtos nas categorias e/ou sub-categorias.
- Mover registros: use para mover os produtos em outras categorias e/ou sub-categorias.
- Editar registros: use para editar os produtos selecionados na ferramenta de alteração em massa.
- Cadastrar promoção: use para promoção utilizando os produtos selecionados.
3.2- Anunciar no Mercado Livre: para utilizar essa opção você deverá ter o adicional de integração com o Mercado Livre contratado. Usando este recurso você poderá criar anúncios no Mercado Livre à partir dos produtos cadastrados na loja.
3.3- Modo de lista: este é um recurso visual, que será utilizado na exibição dos produtos: lista ou abas.
3.4- Categorias exibidas na lateral direita da listagem de produtos: através desta área você poderá filtrar os produtos de uma categoria e/ou subcategoria. Ao lado de cada categoria tem um sinal de “menos” e “mais“, para que você possa abrir e fechar a listagem das categorias para visualizar. Passando com o mouse em cima das categorias você verá a opção de filtrar apenas os produtos da categoria e/ou subcategoria.
3.5- Barra de busca: você pode buscar facilmente produtos através desse recurso.
3.6- Resumo do produto: na listagem dos produtos você será um resumo do produto cadastrado, com algumas ações informações. São elas:
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- Ícone de lápis: use essa opção para editar o produto.
- Ícone lixeira: use essa opção para excluir o produto.
- Ícone pasta de linkagem: use essa opção para linkar o produto em uma categoria e/ou subcategoria.
- Lupa: use essa opção para abrir a página do produto no catálogo da loja virtual.
- Ícone caixas: use essa opção para duplicar o produto.
- Marcar: esse essa opção para marcar o produto para executar uma das ações da “Registros selecionados” explicado anteriormente.
- Código #: este é o código do cadastro do produto. Você pode encontrar produtos usando este código.
- Destaques: ficará com check verde se o produto estiver marcado como destaque.
- Frete grátis: ficará com check verde se o produto tiver frete grátis.
- Estoque: exibe a quantidade em estoque do produto.
- Preço: exibe o valor definido para o produto.
- Status: o circulo em verde significa que o produto está ativo, e o circulo em vermelho significa que o produto está desativado.
Cadastrando um novo produto
1- Na página “Administrar Produtos“, clique em “+ Novo Produto” no canto superior da barra de opções da página.
2- Na página “Inserir produto”, você terá várias abas para preencher com informações do seu produto. Serão elas:
- Detalhes;
- Descrição;
- Images/Vídeos;
- Entrega/Pagamento;
- Relacionados;
- Estoque;
- Atributos;
- Campos adicionas;
- Regras;
- Outros detalhes.
Detalhes
2.1- Na aba detalhes, primeiramente você deverá definir se o produto é “Físico”, “Download” ou “Combo/Kit”.
Se você selecionar a opção “Download”, a aba “Estoque” será convertida para aba “Download”.
Se você selecionar a opção “Combo/Kit”, a aba “Combo/Kit” será ativada.
2.1.1- Depois configure as seguintes opções:
Status do produto: marque para ativar.
2.1.2- Tipo de produto: nesse ícone é possível escolher qual o tipo do seu produto se é um produto físico, para download ou se é um combo/kit.
2.1.3- Nome do produto: nesse campo é possível preencher com o nome do produto.
2.1.4- Código (SKU): você pode definir um número de referência para controle interno.
2.1.5- Categoria/Fabricante/Modelo: com as categorias criadas (primeira lição deste curso) você irá selecionar em qual categoria / subcategoria o produto será exibido. Para selecionar a categoria basta assinalar a caixa de seleção. Lembre-se que organização dos produtos nas categorias irá facilitar a navegação do seu cliente.
2.1.6- Fabricante/Fornecedor: defina aqui o seu fornecedor do produto em questão.
2.1.7- Modelo / Marca: defina aqui o modelo do produto em questão.
2.1.8- Preço de venda: defina aqui o valor do produto. Caso não precifique o produto, será exibido no mesmo a opção “Consulte-nos“.
2.1.9- Preço de custo: defina aqui o valor de custo do produto.
2.1.10- Permitir que o cliente compre esse produto: marque essa opção para permitir que o cliente compre o produto. Caso não seja permitido, o sistema redirecionará o cliente ao formulário de fale conosco da loja.
2.1.11- Produto em destaque: marcando qualquer produto como destaque, o catálogo filtrará somente produtos que estiverem marcados para destaque.
2.1.12- Produto em lançamento: marcando qualquer produto como lançamento, o catálogo filtrará somente produtos que estiverem marcados para lançamento.
2.1.13- Produto em super oferta: marcando qualquer produto como super oferta, o catálogo filtrará somente produtos que estiverem marcados para super oferta.
2.1.14- Produto em exclusivo: marcando qualquer produto como exclusivo, o catálogo filtrará somente produtos que estiverem marcados para exclusivo.
2.1.15- Grupo de exibição: esta opção fará com com que o produto seja visível apenas para clientes que estiverem relacionados ao grupo definido (deixe em branco para visualização em todos os grupos).
Descrição
2.2- Na aba “Descrição”.
2.2.1- Primeiro você irá preencher o campo “Breve Resumo”. É importante preencher este campo, pois estas informações serão utilizadas em algumas áreas do sistema.
2.2.2- Abaixo, você deve inserir a “Descrição completa” do produto.
2.2.3- A descrição pode ser feita em HTML, Lista ou Abas.
2.2.4- Também é possível fazer uma “Descrição completa em texto simples“.
Imagens/Vídeos
2.3- Na aba “Imagens/Vídeos”.
2.3.1- Você irá determinar as imagens do produto. Para inserir a imagem, basta soltar o arquivo da imagem no campo indicado ou clicar para enviar o arquivo. O mesmo poderá ser feito com o vídeo. Lembre-se que você deverá inserir ao menos uma imagem para ser utilizada como imagem principal para cadastrar um novo produto.
É recomendado que as dimensões das imagens estejam proporcionalmente 3 vezes maiores para que a qualidade seja mantida. Caso o arquivo fique muito pesado, é possível utilizar um compressor de imagens online.
Para comprimir imagens em PNG, clique aqui!
Para comprimir imagens em JPEG, clique aqui!
Entrega/Pagamento
2.4- Na aba “Entrega/Pagamento”.
2.4.1- Primeiro você irá preencher as informações de peso e dimensões do produtos. Essas informações serão utilizadas no cálculo do frete do produto, portanto, é importante que preencha os campos.
2.4.2- Peso: este valor de ser separado por vírgula. Para definir valores em gramas, utilize o formato: 0,300 por exemplo.
2.4.3- Dimensões: o preenchimento destes campos é de sua total responsábilidade, valores informados de forma inválida podem afetar o cálculo de frete deste produto.
2.4.4- Tempo de manuseio: o número de dias definido neste campo será somado ao prazo de entrega da modalidade de envio consultada. Se o pedido tiver vários produtos, será exibido o maior prazo calculado.
2.4.5- Texto para disponibilidade: aqui você irá inserir um texto sobre a disponibilidade do produto, por exemplo, se você fabrica quadros por demanda, ira informar que leva de 15 a 20 dias para que o quadro fique pronto antes de ser enviado.
2.4.6- Entrega imediata: marque sim para definir que o produto pode ser enviado imediatamente.
2.4.7- Frete grátis: marque sim para oferecer frete grátis neste produto. Essa opção habilita o frete grátis para o produto independente das regras de região do módulo de frete grátis.
2.4.8- Formas de envio NÃO ACEITAS: basta assinalar a caixa de seleção para definir quais módulos de entrega não serão aceitos na compra desse produto e logo, não serão exibidos no calculo do frete do produto.
2.4.9- Formas de Pagamento NÃO ACEITAS: as opções de pagamento marcadas aqui não serão exibidas na compra do produto.
Relacionados
2.5- Na aba “Relacionados”.
É possível fazer com que o consumidor, ao abrir um determinado produto, veja outros produtos relacionados a este, levando-o a adquirir um produto que inicialmente não estava em seus planos, como por exemplo ao comprar um tênis, sejam associadas meias e coisas do tipo.
Você tem a opção de deixar o sistema procurar e manter os produtos relacionados automaticamente ou desmarcar essa opção e realizar o relacionamento manualmente.
2.5.1- Clique em “Adicionar Produtos” no botão verde para relacionar os produtos.
2.5.2- Você pode escolher várias categorias, assinalando a caixa de seleção ou clicando sobre o nome delas.
Os produtos destas categorias serão exibidos de forma randômica neste produto.
2.5.3- Também é possível relacionar categorias. Você pode escolher várias categorias, assinalando a caixa de seleção ou clicando sobre o nome delas os produtos destas categorias serão exibidos de forma randômica neste produto.
Combos/Kits
2.6- Para ativar esa opção é preciso ir na aba “Detalhes” em “Tipo de produto >> Combo/Kit“, nela é possível selecionar produtos para que sejam adicionados automaticamente junto ao carrinho de compras do cliente ao efetuar a compra deste produto.
Os produtos do kit devem ser especificados manualmente.
Eles seráo adicionados automaticamente junto ao carrinho de compras do cliente ao efetuar a compra deste produto.
O estoque do Kit será a soma dos itens, caso algum item esgote o kit será marcado como indisponível.
O preço do Kit será o somatório dos itens caso nao definida a opção de compra individual.
2.6.1- Permitir compra individual dos itens: Esta opção permite que os itens sejam adicionados individualmente no carrinho, permitindo a escolha da quantidade de cada item. A quantidade adicional do item terá a cobrança do preço de venda do mesmo, desconsiderando o acrescimo/desconto definido. Caso seja utilizado esta opção, qualquer regra associada ao ID deste produto não será validada.
2.6.2- Produtos deste Kit: clique em “Adicionar produtos” para selecionar produtos para que sejam adicionados automaticamente junto ao carrinho de compras do cliente ao efetuar a compra deste combo/kit.
Download
2.7- Caso você selecione a opção “Download” na aba “Detalhes”.
2.7.1- Para administrar seu produto basta ir na aba “Download”.
2.7.2- É possível arrastar e soltar o arquivo no espaço selecionado.
Este é o arquivo que será disponibilizado para o cliente após o pagamento for realizado. O produto ficará disponível para o cliente após o “Status do pedido” for definido como “Pago” e “Finalizado“.
Estoque
2.8- Nesta aba você define as configurações do estoque do produto.
2.8.1- Você terá a opção dos seguintes métodos de estoque:
- Não monitorar estoque deste produto.
- Monitorar estoque deste produto.
- Monitorar estoque pelos atributos do produto.
2.8.2- Também é possível configurar outras opções:
Quantidade em estoque: insira a quantidade de produtos que você tem em estoque.
2.8.3- Quantidade mínima de compra: define a quantidade mínima que o cliente deve comprar desse produto.
2.8.4- Quantidade máxima de compra: define a quantidade máxima que o cliente pode comprar desse produto.
2.8.5- Quantidade crítica de estoque: aqui é possível definir uma quantidade crítica para o estoque. Quando o estoque chegar ao valor definido neste campo, uma notificação será enviada para você. Utilize “0” para desabilitar a opção.
Atributos
2.9- Na aba “Atributos”.
2.9.1- Na página “Atributos” existem duas opções.
- “Não terá nenhuma variação” marque essa opção caso o produto não tenha nenhuma variação.
- “Utilizará um grupo de atributos já criado” caso esse seja o caso.
2.9.2- Após isso, selecione o grupo clicando no local indicado.
2.9.3- Em “Grupo” é possível selecionar o grupo de produtos que você deseja.
2.9.4- Em “Permitir compra por”, essa opção permite a escolha da forma como os atributos/variações do produto podem ser comprados.
Grupo de Opções: permite escolher 1 opção em cada grupo para compra individualmente, ou seja, cada opção selecionada no grupo será adicionado ao carrinho separadamente;
2.9.5- Opções Individuais: permite escolher 1 ou mais itens para compra individualmente, será possível selecionar as opções desejadas em cada grupo de atributos e adicionar ao carrinho individualmente;
2.9.6- Combinação simples (padrão): opção tradicional utilizado atualmente, permite a seleção da combinação de atributos para então adicionar ao carrinho.
2.9.7- Combinação multipla: opção utilizada atualmente, permite a seleção da combinação de multiplos atributos para então adicionar ao carrinho.
Campos adicionais
2.10- Na aba “Campos adiocionais”.
2.10.1- Campos adicionais/configurações permitem que você especifique um ou mais campos que podem ser preenchidos quando o cliente está adicionando este produto em seu carrinho de compras.
Texto curto;
2.10.2- Texto grande;
2.10.3- Caixa de seleção;
2.10.4- Data;
2.10.5- No campo “Nome” insira o nome e marque a caixa de seleção “Requerido” caso a opção de escolha seja obrigatória para o cliente.
2.10.6- Em “Operação” você pode definir o campo “(+) Somar” para adicionar ou “(-) Subtrair” para subtrair um valor do produto.
2.10.7- Em “Valor operação” escolha o valor que será somado o subtraido conforme sua configuração de operação.
2.10.8- Também é possível criar mais opções de campos adicionais cliclando no botão ” + “.
Regras
2.11- Na aba “Regras”.
2.11.1- As regras de desconto permitem que você especifique um desconto para este produto de acordo com a quantidade comprada.
2.11.2- No campo “Comprando entre __ e __itens irá” você deve escolher o número de pedidos mínimos nessários para partcipar do desconto.
2.11.3- No próximo campo é possível escolher o modelo de desconto que o cliente irá receber.
2.11.4- No campo a seguir é possível definir o valor em reais ou porcentagem para cada item.
2.11.5- Além disso, no botão ” + ” é possível criar outras regras de desconto.
Outros detalhes
2.12- Na aba “Outros detalhes”.
Nessa página você irá encontrar configurações adicionais do produto.
2.12.1- Ativando essa opção “Permitir embalagem para presente” é possível que o cliente escolha que o produto seja embalado para presente.
2.12.2- Também há opção de “Cartão de presente” e “Acrescentar + R$ ao valor do pedido”.
2.12.3- Em “Características / Especificações”, coloque informações adicionais do produto que poderão ser registradas para pesquisa ou melhores esclarecimentos do mesmo (Ex. segmento, autor, etc..).
As informações seráo exibidas (caso deseje) logo após a breve descrição do produto na página de informação do mesmo e também utilizadas nas pesquisas/filtros de produtos em sua loja.
2.12.4- Nessa pagina é possível escolher as opções de “Grupo” e “Valor”
2.12.5- Em “OTIMIZAÇÃO PARA BUSCADORES (SEO)”, preencha:
- URL do produto.
2.12.6- É de extrema importância que seja preenchido para ajudar buscadores a indexar o produto.
2.12.7- No campo “Template de exibição” é possível escolher seu template de exibição.
2.12.8- Ao finalizar, clique em “Inserir”.
Quando você clicar em “Inserir”, uma caixa de diálogo irá se abrir perguntando se deseja criar um outro produto à partir das informações deste, e você poderá continuar cadastrando seus produtos de forma otimizada.