SEO – Otimização de busca

Nossa plataforma possui diversas ferramentas importantes para uma excelência em SEO, sendo várias delas automáticas e algumas outras que podem ser configuradas por você através do painel de controle da loja. 

Você deve realizar as configurações de SEO da loja, das categorias e dos produtos. 

Nuvem de Tags

Acesse sua home e clique em >> Configurações >> Otimização para sites de busca (SEO) >> Nuvem de tags

Nesta página você irá realizar as configurações referentes a nuvem de tags. A nuvem de tags são conjuntos de termos agrupados em forma de “nuvem”, que refletem as buscas mais comuns que são feitas na sua loja virtual. Cada termo da nuvem possui link que retorna os resultados da busca por este termo no site. O tamanho da fonte do termo reflete sua relevância, ou seja, quanto maior o tamanho, mais vezes este termo foi procurado.
A nuvem de tags é útil tanto para os visitantes que vão saber quais são os termos mais procurados quanto para os robôs de indexação dos sites de busca.

Além das configurações de “Máximo de tags a exibir”, “Tags fixas” (tags a serem visualizadas de forma fixa, ou seja, sempre apareçam junto as demais tags), “Frequência de renovação das tags” e “Tamanho do texto” para as tags conforme pontuação, você terá a opção de “Gerenciamento de Tags” ao final da página. 

Clique em “Gerenciar”. Nesta opção você poderá gerenciar as tags obtidas por buscas que possuíram resultados na sua loja. Você pode excluir as tags indesejadas para que elas não sejam indexadas por buscadores.
Atenção! Após a remoção da tag, a mesma não poderá ser restaurada por este gerenciador.

Clique em “Salvar alterações” após terminar suas configurações. 

Para que as palavras relacionadas a nuvem de tags sejam exibidas na sua loja virtual você deverá habilitar a box da mesma no menu Layout >> Boxes/Barras >> na aba “Página principal” role a página até o fim e verá a box de “Nuvem de Tags”, habilite a box clicando no botão de ativação e clique para editar. Você poderá então definir como será o layout da sua nuvem de tags que será exibida na loja.

Meta Tags

Acesse sua home e clique em >> Configurações >> Otimização para sites de busca (SEO) >> Meta TAGs

As meta tags são linhas de códigos que servem como a descrição do conteúdo do seu site para os buscadores. É por elas que você pode inserir palavras-chave que irão facilitar os consumidores a encontrar sua loja. Por elas, também é possível “assinar” seu site, declarando sua autoria sobre o código.

Nesta opção você poderá inserir o link de confirmação do Google por exemplo, em “Meta-Tag de confirmação de proprietário”. Este link será utilizado para confirmar propriedade do seu domínio. Basta inserir no campo indicado a MetaTag correspondente.

Caso ainda não tenha um link de confirmação clique aqui para saber mais.

Ainda em Configurações >> Otimização para sites de busca (SEO) >> Meta TAGs insira uma “Breve descrição da sua loja” que erá utilizada para indexação da sua loja por robôs de busca. Após inserir a descrição da loja preencha o campo de “Palavras-chave da sua loja” separando as palavras com um espaço e vírgula.

Clique em “Salvar alterações” após terminar suas configurações.

SEO das categorias

Acesse em seu painel administrativo, clique em Cadastros >> Categorias >> Selecione uma categoria e clique em “Editar categoria”. Na página de configuração da categoria você verá os campos de “Otimização do sistema de buscas”.

Título da página: Insira um título referente a definição dos produtos contidos nessa categoria.

Palavras Meta: Este campo é destinado às meta-tags, separe as palavras com um espaço e vírgula. Lembre-se que as palavras meta devem ser definidas de acordo com os produtos desta categoria e não da loja em geral. 

Descrição Meta: Insira uma descrição de acordo com o que o cliente encontrará nesta categoria.

Clique em “Salvar alterações” após terminar suas configurações.

Lembre-se de realizar a configuração em cada uma das categorias.

Clique aqui para aprender como cadastrar suas categoria.

SEO dos produtos

Acesse em seu painel administrativo, clique em Cadastros >> Produtos >> Administrar produtos >> e clique para editar um produto. Na página do produto clique na aba “Outros detalhes”, você verá os campos de “Otimização do sistema de buscas” ao fim da página desta aba. 

Título da página: Insira um título referente ao produto em questão.

Palavras Meta: Este campo é destinado às meta-tags, separe as palavras com um espaço e vírgula. Lembre-se que as palavras meta devem ser definidas de acordo com as características do produto em questão.

Descrição Meta: Insira uma breve descrição do produto.

Clique em “Salvar alterações” após terminar suas configurações.

Clique aqui para aprender como cadastrar produtos.

Lembre-se de realizar a configuração em cada um dos produtos.

Caso ainda tenha dúvidas deixe um comentário ou fale com nosso atendimento.  🙂 

Deixe uma resposta